segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Balanço Geral



Origem da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_C88pfpvNkrg/Sk3_-NLfh2I/AAAAAAAAGDs/jKRywPpcVrI/s400/psico.jpg
A psicopatia sempre foi um tema que nos despertou interesse porque chega a ser assustadora e inacreditável a forma como estas pessoas pensam e agem.


Inicialmente tínhamos apenas uma vaga ideia sobre a psicopatia, mas que, aliada à curiosidade nos fez descobrir coisas incrivelmente macabras. Antes de iniciarmos a nossa pesquisa, tínhamos a ideia de que um psicopata era uma pessoa extremamente malvada, mas que nutria algum tipo de afeição pelas pessoas que lhe são próximas, principalmente pelos pais e pelos filhos, que para nós (pessoas comuns) são aqueles que é impossível não amar por muito diferentes que sejam de nós. Mas não, frieza e insensibilidade são pouco para o descrever.




Até agora, descobrimos imensa coisa sobre a psicopatia, este foi só um exemplo. Mas a curiosidade aumenta cada vez mais, e quanto mais sabemos mais dúvidas e mais questões surgem.




"Como é possível?"; "Tens certeza que isso é verdade?"; " Não pode ser, não acredito."...É impossível evitar este tipo de frases cada vez que pesquisamos sobre algum caso de um psicopata. Chega a ser arrepiante. E mais assustador do que saber o que eles são capazes de fazer, é saber que algum deles pode estar tão perto de nós sem nos apercebermos. Aquela pessoa tão amorosa, tão simpática, tão disponível, tão prestável, pode não ser esse poço de virtudes que toda a gente pensa que é. O psicopata é o verdadeiro camaleão...O verdadeiro actor... O verdadeiro lobo disfarçado de cordeiro, ele sabe como cativar, como manipular, como seduzir, sabe ser exactamente aquilo que tu desejas que ele seja. Ele ensina-te a confiar nele de olhos fechados e só ataca na altura certa, quando tu, cego pela falsa luz que ele irradia, já estás suficientemente moldável e vulnerável para caíres nas suas mãos.






De facto, estamos a adorar trabalhar sobre este assunto. Apesar se assustador e de macabro, não deixa de ser fascinante a inteligência deles e a facilidade com que atingem os seus objectivos. Este tema ensina-nos bastante e é uma ajuda para toda a vida. Ao investigarmos sobre a psicopatia estamos a abrir os olhos para o mundo, estamos a aprender a ver as pessoas de fora, noutra perspectiva. Infelizmente nós temos a tendência de nos deixarmos conduzir pelos sentimentos que nos ligam a alguém, e isso não nos permite ver com clareza quem temos à nossa frente.




Quanto mais sabemos sobre a psicopatia, mais atentas nós ficamos a quem nos rodeia e principalmente a quem se aproxima de nós. É importante sabermos distinguir o altruísmo do interesse. Nem toda a gente que nos ajuda nos quer bem, nem todos os sorrisos são mera simpatia e nem todos os abraços são demonstrações de carinho.




Como se costuma dizer: "Quando a esmola é grande, o pobre desconfia". Por isso, não confies em quem é bom demais, talvez essa bondade toda seja só uma máscara.

1 comentário:

Ana Isabel Moreira disse...

A forma como abordam este tema é fantástica meninas! Nota-se um grande trabalho da vossa parte,.. Estão de parabéns!!! Continuem assim :)

beijinho