
Todos nós sentimos raiva, perdemos o controle e somos agressivos de vez em quando. Muitas vezes estamos mal com a vida e temos muitos problemas por resolver e isso acaba por se reflectir no nosso relacionamento com os outros. Mas isto não faz de nós psicopatas. Existe uma grande diferença entre nós (pessoas ditas "normais" e emocionais) e os psicopatas. É que nós temos alguns dias complicados e por vezes, inconscientemente tratamos mal aqueles de quem mais gostamos, e os psicopatas tendo dias bons ou maus têm sempre a intenção de fazer mal a alguém porque não sentem qualquer afecto.
Porém, existem vários tipos de psicopata, e é bastante importante saber distingui-los. Entre os psicopatas existem:
*Psicopatas Imorais: São extremamente insensíveis, arrogantes, anti-sociais e perversos. Não sentem qualquer tipo de afecto, não sentem vergonha, não têm sentimento de honra nem compreendem os conceitos éticos tidos como correctos pela sociedade. É inútil tentar "curar" um Psicopata Imoral, ele não tem a capacidade de aprender com os próprios erros;
*Psicopatas Asténicos: Estes inserem-se em três grupos, nomeadamente: Sensitivos e Assustadiços; Insatisfeitos; Perturbações das funções orgânicas.
*Psicopatas Explosivos: São bastante irritáveis e costumam cometer agressões pessoais, enfrentar as autoridades e mal tratar os animais. Cometem frequentemente delitos de sangue.
*Psicopatas Fanáticos: Dão grande importância aos seus ideais, cometem loucuras em nome deles. Estes ideais podem ser de carácter político, religioso ou filosófico.
*Psicopatas Hipertímicos: Caracterizam-se pelo sentido de humor. Conseguem conviver amigavelmente com as pessoas (são sociais), mas subitamente explodem em fúria (bastante inconstantes);
*Psicopatas Inadaptáveis: Apesar de terem uma educação razoável e de terem uma inteligência normal, são inseguros e têm dificuldade na integração com as pessoas. São pessoas que necessitam de resultados imediatos, e quando não os obtém, não atingem os seus fins.
*Psicopatas Inseguros: Caracterizam-se essencialmente pela extrema falta de confiança em si mesmos. Apesar de tudo, são pessoas honestas, escrupulosas e de bom carácter.
*Psicopatas Ostentativos: Pessoas extremamente mentirosas, aparentemente afáveis, solícitos, inteligentes, simpáticos, instáveis, vaidosos, excêntricos e que procuram aparentar mais do que aquilo que são na realidade. Quando descobertos, costumam alegar amnésia ou ignorância.
*Psicopatas Sexuais: Possuem perversões ou aberrações sexuais primitivas. São caracterizadas tanto pelo instinto intenso tanto como o desvio deste em natureza e finalidade. Entre os desvios sexuais encontra-se o onanismo, o narcisismo, o exibicionismo, a tealagnia, o fetichismo, a frigidez sexual, a necrofilia, o sadismo, o masoquismo e o homossexualismo.
*Psicopatas Toxicofílicos: Os toxicómanos exibem sinais de distúrbios de conduta e de carácter que os leva à prática reincidente de prevaricações ou de delitos.
*Psicopatas com Reactividade Múltipla: Indivíduos em que os caracteres normais exibem várias formas de reacção psicológica, de tal modo que não é possível enquadrá-los em nenhum dos tipos descritos.
http://www.psiquiatriageral.com.br/psicopatologia/transtorno.htm
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6969